SENAI 2020 – Inscrição, data, edital e mais


O que é o senai?

senai 2020O SENAI é a sigla de Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, sendo uma instituição de educação profissional de qualidade e com serviços tecnológicos que ajudam a inovar o setor industrial. As unidades do SENAI estão entre as melhores, com formatos educacionais diferenciados e que vão além da forma tradicional de educação.

Modalidades para o senai 2020

As modalidades do SENAI para 2020 são: cursos técnicos, graduação, pós-graduação, cursos presenciais e cursos à distância. Os estudantes podem escolher a modalidade que achar melhor e concorrer a vagas de cursos gratuitos SENAI 2020 quando as vagas forem abertas no site oficial da instituição.

Como ingressar no senai

Para ingressar no SENAI 2020 é preciso realizar a inscrição na área em quer atuar. Porém é necessário ter atenção com a disponibilidade de vagas no estado em que mora.

Como proceder?

Entre no site oficial do SENAI, role para a parte inferior da página e marque o estado em que mora. Depois, preencha o cadastro e selecione a opção “se inscrever”.

A partir daí, é preciso acessar o site com frequência e ficar de olho nos detalhes sobre cursos e unidades.

Quem estiver dentro dos requisitos exigidos e tiver escolhido o curso no site, pode ir com os seus documentos até a unidade com vagas disponíveis mais próxima.

Os documentos devem ser entregues são RG, CPF, Comprovante de residência, Ficha 19, Título de eleitor e Carteira de trabalho. Assim que tudo for entregue, o candidato estará concorrendo a vaga.

Obs.: Os documentos exigidos podem ter algumas variações conforme a modalidade do curso.

Cursos gratuitos senai 2020

O SENAI oferece alguns cursos gratuitos ligados ao Jovem Aprendiz SENAI 2020 de curta duração. Mas é necessário ficar de olho nas regras estipuladas pelo SENAI de cada estado para realizar a inscrição.

Alguns cursos gratuitos do SENAI são:

  • Assistente de Logística;
  • Auxiliar de Laboratório de Análises Físico Químicas;
  • Assistente de Produção;
  • Assistente Administrativo;
  • Desenhista Técnico;
  • Editor Gráfico;
  • Eletricista Industrial;
  • Mantenedor de Sistemas de Automação Industrial;
  • Mecânico de Manutenção e Máquinas Industriais;
  • Operador de Suporte Técnico em TI.

Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos senai 2020

O SENAI oferece cursos pagos e cursos gratuitos, mas não são todos os estados que participam dos programas sociais. É preciso olhar diretamente no site SENAI do estado. O objetivo das qualificações é colocar os estudantes no mercado de trabalho o quanto antes.

Para se inscrever nos cursos gratuitos do SENAI 2020 é necessário ter entre 14 e 21 anos, estar cursando o Ensino Fundamental ou o Médio ou já ter concluído os estudos e declarar que possui baixa renda e que participa de algum programa beneficiário do governo. Porém, antes é necessário se informar sobre onde fica a unidade próxima e quais são os requisitos para o curso que deseja fazer.

Unidades móveis senai

O SENAI possui cerca de 400 unidades móveis que passam pelas cidades mais distantes e com pouco acesso ao ensino. Os cursos variam entre 40 a 160 horas de carga horária.

Este artigo foi revisado por: Diego (1)
16 de dezembro