Prouni 2020 – Inscrição, data, edital e mais


Prouni 2020Conseguir ter a chance de alcançar uma oportunidade de graduação em alguma universidade particular renomada da sua região é algo gratificante, mas nem sempre o que especifica a participação do indivíduo no curso é a sua aprovação no vestibular, e sim a possibilidade que ele tem de arcar com as mensalidades e demais gastos que a faculdade exige ao longo dos anos.

Mas, para que essas pessoas esforçadas e preocupadas com o futuro consigam ter a oportunidade de crescer profissionalmente, foi criado pelo Governo o programa Prouni, ofertando bolsas de estudo de 50% a 100% para quem presta o ENEM.

Através do Prouni diversos brasileiros tem a chance de conseguir o ingresso e permanência em instituições de ensino superior quanto ao pagamento das mensalidades que a universidade exige, optando pelo curso desejado mediante a nota que conseguirem atingir no Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, concorrendo com outros estudantes que também pleiteiam a mesma vaga.

Gostaria de saber tudo sobre o Prouni 2020? Se sim, vamos lá!

O que é o prouni?

O Prouni é um dos programas desenvolvidos pelo Ministério da Educação com o objetivo de ajudar diversos jovens brasileiros a conseguirem ter o acesso a educação superior de qualidade em instituições privadas de ensino que são parcerias do programa. Por meio do Prouni é possível conseguir bolsas de 50% a 100% do valor das parcelas do curso escolhido, tendo várias vagas disponibilizadas duas vezes ao ano a quem prestou o ENEM.

Como funciona o prouni?

As vagas disponibilizadas pelo Prouni são de cursos variados, sendo de graduação, em ramos diversos de ensino profissional.

É voltado para jovens com renda insuficiente para arcar com esses valores, ganhando bolsas de estudo integral ou parcial dadas pelo Governo.

Para participar é preciso se inscrever dentro do prazo e ter prestado a prova do ENEM ligeiramente anterior ao período escolhido para cadastro, e assim inserir suas notas e usar a média para conseguir, por meio de concorrência, a vaga em alguma universidade particular brasileira.

Quem pode participar do prouni 2020?

Existem quesitos especiais que dizem se o indivíduo pode ou não participar do Prouni, sendo eles ter cursado o ensino médio em escola de rede pública ou ter cursando em rede privada como bolsista integral, ter renda de até salários mínimos e assim conseguir a oportunidade de ter bolsa integral ou parcial de ensino.

Como participar do prouni 2020

Para participar do Prouni 2020 basta acessar o site principal, conferir mais a respeito, verificar as vagas de abertura do programa, prestar o ENEM em sua edição mais atual e utilizar os seus dados do ENEM para acessar a plataforma, conseguindo assim escolher pela vaga que decidir e concorrer por ela utilizando a sua nota no ENEM para isso. Caso passe, deve se direcionar até a universidade da vaga e garantir a sua bolsa com a documentação necessária.

Este artigo foi revisado por: Diego (1)
16 de dezembro