FIES 2020 – Inscrição, data, edital e mais


FIES 2020Para conseguir ter a chance de alcançar uma boa graduação em instituições privadas, as pessoas compreendem que se torna necessário ter muito dinheiro, ou ainda conseguir manter mensalmente as parcelas, mesmo com muito esforço.

Mas, o Governo, compreendendo que nem todos os brasileiros vivem uma realidade financeira que lhes permitiria isso, promove por meio do FIES o financiamento estudantil, com a possibilidade ao indivíduo de cursar a faculdade por inteiro e somente após a sua conclusão, depois de alguns anos, começar a pagar as mensalidades da melhor forma possível.

Por meio do FIES vários brasileiros conseguem ter o acesso ao ensino superior de qualidade em instituições privadas sem precisar se preocupar agora com o pagamento das parcelas da faculdade, precisando para isso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, também conhecido como ENEM.

Gostaria de saber tudo sobre? Se sim, vamos lá!

O que é o fies?

O FIES pode ser compreendido como o fundo de financiamento estudantil disponibilizado pelo Ministério da Educação para auxiliar que mais jovens brasileiros consigam alcançar a oportunidade de ingresso e permanência no ensino superior em instituições privadas, quanto ao pagamento das mensalidades.

O FIES serve tanto para quem ainda vai ingressar em uma universidade, como para quem já está em alguma universidade em um determinado curso e precisa de ajuda para prosseguir, prestando para isso o ENEM e conseguindo a vaga pelo FIES no mesmo curso, e assim podendo seguir com ele sem mais arcar com os valores, financiando para começar a pagar apenas alguns anos após o fim da faculdade.

Como funciona o fies?

O FIES funciona com a participação do estudante em uma plataforma, onde ele deve se inscrever uma vez que faz parte do grupo que preenche os pré-requisitos, e assim passar por uma seleção competitiva, onde a sua nota no ENEM é o que conta.

Cada curso apresenta uma nota mínima para ganho da bolsa, chamada nota de corte, quanto maior a nota do candidato for em relação a essa nota de corte, maiores são suas chances de ganhar a vaga.

Com aa vaga ganha basta levar os documentos necessários a universidade dentro do prazo estipulado e garantir a sua participação como mais novo aluno do curso dessa instituição.

Quem pode participar do fies 2020?

Para participar do FIES você deve se enquadrar dentro dos pré-requisitos do FIES 2020, sendo eles ter uma renda mensal familiar de até 5 salários mínimos para a segunda modalidade do programa e de até 3 salários mínimos para a primeira modalidade, com juros bem menores, ter participado do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio pelo menos a partir da edição de 2010 e em sua média obter no mínimo 450 pontos e não ter zerado a redação.

Por fim, o indivíduo precisa ter o Ensino Médio completo.

Cursos ofertados pelo fies 2020

Os cursos ofertados pelo FIES 2020 são todos de Ensino Superior, sendo disponibilizados em várias universidades de todo o Brasil.

Os principais procurados pelos estudantes, são:

  • Direito
  • Medicina
  • Odontologia
  • Arquitetura
  • Administração
  • Biomedicina
  • Biologia
  • Ciências contábeis
  • Enfermagem
  • Engenharia Civil

Como se inscrever no fies 2020

As inscrições no FIES 2020 ocorrerão duas vezes ao ano, como em todos os anos, e a pessoa interessada deve acessar o site oficial, que é disponibilizado neste link, e realizar a sua inscrição, quando em aberto, optando pela bolsa pretendida.

As inscrições geralmente são abertas no meio do ano e no fim do ano, podendo verificar estas informações no site, e ainda saber mais sobre o FIES 2020.

Este artigo foi revisado por: Diego (1)
16 de dezembro